A Vancouver Art Gallery acaba de apresentar a última versão do projeto para o ser novo edifício. Assinado pela dupla Herzog & de Meuron, a nova estrutura de mais de 27 mil metros quadrados foi projetada para atender à crescente demanda por espaço e programas artísticos e educacionais diversificados da Galeria. A nova sede da Vancouver Art Gallery pretende incentivar o já vibrante cenário artístico e cultural da maior cidade da costa oeste do Canadá, estabelecendo Vancouver como um dos principais destinos internacionais ligados à arte e à cultura."
Formalmente, este será um edifício escultural e bastante singular, uma sobreposição de volumes opacos e transparentes. Elementos sólidos, deslocados e equilibrados com maestria um sobre os outros, permitindo ótimas condições de iluminação e ventilação natural.
O museu será implantado junto ao Larwill Park, em um ponto de encontro chave entre os distritos de Downtown, Yaletown, Gastown, East Vancouver e Chinatown. Os volumes foram empilhados e dimensionados de acordo com as condições climáticas locais. Espaços ao ar livre permitem aproveitar ao máximo o sol do verão, mas encontram-se protegidos da chuva que tanto castiga Vancouver no inverno. No interior, o programa da galeria conta com uma série de galerias, salas de aula e salas de leitura, além de um teatro, um restaurante e espaços comerciais.
- Vancouver apresenta novo arranha-céu orgânico ao lado de torre projetada pelo BIG
- Museu projetado por Herzog & de Meuron em Hong Kong entra em fase final de construção
O projeto da Vancouver Art Gallery foi concebido para contribuir com o cenário cultural e artístico da cidade, onde muitos artistas de renome internacional vivem e trabalham. O edifício combina essencialmente apenas dois materiais, madeira e vidro, elementos básicos da arquitetura canadense. Desenvolvemos uma fachada altamente transparente, singela e leve, estabelecendo uma relação única entre os espaços internos e os amplos terraços revestidos de madeira. -Christine Binswanger, sócio responsável da Herzog & de Meuron
Publicado em 2015, a última versão do projeto já apresentava a grande maioria das características que podemos ver na atual versão do projeto recém apresentada pela Vancouver Art Gallery.
A apresentação do projeto para a Vancouver Art Gallery aproveita o bom momento do escritório suíço e uma das duplas mais reconhecidas no mundo da arquitetura. Recentemente os arquitetos vencedores do prêmio Pritzker revelaram o projeto de "estrutura flutuante" para a Universidade de Zurique. Outros dos mais reconhecidos projetos desenvolvidos pela dupla, também foram concebidos para museus e galerias de arte: a Tate Modern de Londres e a Tate Modern Switch House, e o Centro Tai Kwun para o Patrimônio e Arte, em Hong Kong.
Modern as Metaphor: Where the Tate Stands in a Post-Brexit World
Editor's Note: This article was originally published on 30 June, 2016. While the debate surrounding the terms of the UK's exit from the European Union continues to rage, the Tate remains a steady icon for London and the UK. But the building has also become a symbol in a new fight: one between the capital's elites and the general public.